Whisky Scotch – Um guia

whisky sem indicação de idade

Whisky Scotch – Um guia

Neste artigo, vamos mergulhar na fascinante história do Scotch e dos seus vários tipos – um whisky de malte ou grão produzido na Escócia.

Originalmente, o Scotch era feito de cevada maltada, no entanto, a partir do século XVIII, as destilarias começaram a usar trigo e centeio para as suas produções. Existem cinco categorias diferentes de Scotch: Scotch single malt, Scotch single grain, Scotch blended malt, Scotch blended e Scotch blended grain. Além disso, neste artigo, forneceremos algumas informações sobre cada categoria para que possas entender o que distingue cada uma delas.

Para uma destilaria poder oficializar a denominação de um whisky como Scotch, este deve ser não apenas produzido na Escócia, mas também envelhecido em barris de carvalho durante pelo menos três anos. A idade, encontrada em caracteres numéricos na garrafa, deve refletir a idade do scotch mais jovem utilizado na produção do produto. Este whisky é conhecido como o whisky de idade assegurada [guaranteed-aged whisky]. Se não houver declaração de idade, então este ficará conhecido como NAS Whiskey (sem declaração de idade), no entanto, ele terá de ter, necessariamente, pelo menos três anos de idade.

 

História

Segundo a Scotch Whisky Association,o whisky era originalmente denominado de uisge beatha, que significa “água da vida”. Este detalhe é documentado pela primeira vez numa página do Exchequer Rolls of Scotland, escrito em 1495 que afirma o seguinte “A Frei João por ordem do Rei, para fazer aqua vitae VIII cápsulas de malte”. O Exchequer Rolls of Scotland contém os registos de todas as receitas e despesas reais. A afirmação acima mencionada significa que foram dadas oito cápsulas de malte a Frei João para que este produzisse a aqua vitae, whisky scotch. Com esta quantidade de malte, estima-se que teriam conseguido produzir cerca de 1.500 garrafas de uísque em 1494. Isto significa que já estavam bem adiantados na produção de whisky no final do século XV.

A partir do século XV, a água da vida (whisky scotch) tornou-se incrivelmente famosa e desejável – a ponto de circular por toda a Escócia. Em 1644, o governo da Escócia começou a taxar a bebida. Infelizmente, alguns destiladores continuaram a vender esta bebida ilegalmente. Assim, em 1780, existiam apenas 8 destilarias legais em toda a Escócia, contrastando com as mais de 400 que eram ilegais.

Em 1823 o governo criou o “excise act” que pretendia aliviar as restrições impostas, permitindo que mais destilarias produzissem legalmente essa bebida.

 

Tipos de Scotch

Existem dois tipos de Scotch a partir dos quais são produzidos todas as outras blends:

  • Single Malt – o whisky é produzido a partir de água e cevada maltada numa única destilaria. Esta é uma das opções preferênciais na maioria dos lares norte-americanos
  • Single Grain – este whisky também é produzido num única destilaria, a partir de água e cevada maltada, com adição de grãos provenientes de outros cereiais maltados e não maltados. O blended whisky comum é produzido a partir de cerca de 60%-85% de grain whisky

A partir destes dois tipos de scotch, formam-se três subcategorias:

  • Blended Scotch – este tipo de whisky é feito a partir de pelo menos uma mistura de um ou mais single malt scotch whiskies com um ou mais single grain scotch whiskies
  • Blended Malt Scotch – este whisky é feito a partir de uma mistura de dois ou mais whiskies single malt desenvolvidos em diferentes destilarias. Esta categoria é, na verdade, um dos uísques mais raros e dificeis de encontrar hoje em dia.
  • Blended Grain Scotch – este whisky é feito a partir de uma mistura de dois ou mais single grain whiskies produzidos em diferentes destilarias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nenhum produto no carrinho.