Whisky Escocês – Características e Categorias

Homem escocês de kilt a segurar um copo de whisky

Whisky Escocês – As características e categorias

Quando se pensa em whisky, uma das primeiras palavras que vem à mente é Escócia, ou não fosse este país o local de nascimento dessa bebida.  O whisky escocês é uma das mais populares bebidas a nível mundial e é feito a partir de cevada, centeio ou trigo.

Nos parágrafos seguintes, irá saber mais sobre as características únicas do whisky escocês e o porquê de o tornarem tão popular.

 

As Características do Whisky Escocês

Todo o Scotch é whisky, mas nem todo o whisky é scotch. Para ser considerado whisky escocês, este tem de obedecer a uma certa listagem de normas, tal como acontece com outras bebidas, como o Champanhe ou Vinho do Porto.

O whisky escocês, ou Scotch, tem regras específicas que o distinguem de whiskies produzidos em qualquer outra parte do mundo. Por isso, para ser um whisky escocês autêntico, esse tem de ser destilado e envelhecido em território escocês. Além do mais, o processo de maturação tem de ser de 3 anos em barris de carvalho, duração que está definida legalmente. Existem ainda outras regras a seguir para que um whisky se possa designar de Scotch.

  • No processo de fermentação deve apenas ser usada levedura.
  • O teor alcoólico do whisky deverá ser, no mínimo, de 40%.
  • Além da cevada transformada em malte, deverão apenas ser usados cereais integrais.

É perfeitamente possível fazer versões de whisky escocês em qualquer outra parte do mundo seguindo estas regras. Porém, tal como acontece noutras bebidas populares acima mencionadas, o local de origem da bebida é, por si só, um fator diferenciador que lhe dá autenticidade. Como tal, um Scotch só poderá denominar-se assim se for, efetivamente, produzido na Escócia.

As Categorias do Whisky Escocês

Existem inúmeros tipos de whisky escocês e estes podem ser divididos em 5 diferentes categorias:

  • Single Malt;
  • Single Grain;
  • Blended Malt;
  • Blended;
  • Blended Grain.

Qualquer whisky escocês que indique a idade tem, obrigatoriamente, essa tem de corresponder à idade do whisky mais novo que foi usado para a produção de outro, no caso de ser um Blended Whisky.  Ou seja, se uma blend é composta por um whisky de 7 anos e outro de 5, a informação no rótulo deverá ser “5 anos”.

Todos os whiskies com informação relativamente à idade são denominados “Guaranteed-age”, ou seja, que garantem a o envelhecimento da bebida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nenhum produto no carrinho.