Sobre o Irish Whisky: Características e Produção

barris de irish whiskey

Sobre o Irish Whiskey

Quando falamos em whisky, o primeiro território em que pensamos é a Escócia. Contudo, algumas das mais importantes destilarias de whiskey também podem ser encontradas na Irlanda. Hoje em dia o Irish whiskey é tão reconhecido e apreciado quanto o Scotch. Basta apontar algumas marcas tais com Jameson ou Bushmills, entre tantas outras, para se compreender que muitos dos mais populares whiskies do mundo são oriundos da Irlanda.

Continua a ler para saberes mais acerca do whiskey Irlandês.

 

Como é produzido o Irish whiskey

Aqueles que não têm conhecimento especializado tendem a julgar que existem diferenças consideráveis entre o processo de produção do Scotch e Irish whiskey. Na verdade, ambos são produzidos com recurso aos mesmos métodos e materiais. Aquilo que os diferencia, e faz com que o resultado final seja profundamente diferente é o facto de serem produzidos em regiões com características bastante díspares.

O Irish whiskey é produzido com base num lote muito diversificado de cereais, sendo o principal a cevada maltada (que contribui com 50%), e os restantes distribuídos por cevada normal, trigo e centeio. Uma diferença entre o Irish whiskey e o Scotch é que o Irlandês é submetido a uma tripla destilação, o que lhe confere um percentual de álcool superior. Ainda assim, para que possa ser legalmente designado como Irish whiskey, este também deve ter um volume mínimo de 40% de álcool. As principais características para produzir um autêntico Irish whiskey são:

  • Os processos de destilação e envelhecimento têm de ser realizados na Irlanda;
  • O período de envelhecimento em barris de carvalho deve decorrer ao longo de pelo menos 3 anos;
  • Tal como acima mencionado, o volume mínimo de alcoolémia tem de ser de 40%.

Atualmente, as principais destilarias que produzem este whiskey são a Cooley, Midleton e Bushmills, entre muitas outras.

Experimenta e sente em primeira mão a diferença entre o Irish whiskey e o Scotch. Partilha connosco o que achaste de cada um deles.

Também podes subscrever a nossa caixa mensal e experimentar diferentes tipos de whiskey sempre que quiseres!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nenhum produto no carrinho.