Quatro Tipos de Scotch

Quatro Tipos de Scotch

De acordo com as várias combinações possíveis de grãos e maltes, o Scotch pode ter diferentes tipos de sabores. Neste artigo vamos explicar-te as diferenças entre os vários tipos de Scotch. Se sentires que precisas de saber mais acerca do whisky produzido na Escócia, não deixes de ler o nosso artigo  Scotch Whisky – Características e Tipologias.

 

Pure Malt

O Pure Malt Scotch é um whisky produzido exclusivamente a partir de malte de cevada. O facto de ser um tipo de whisky mais puro reflete-se no seu preço, no entanto, o seu sabor é bastante mais intenso revelando a sua enorme personalidade. Contrariamente ao comummente considerado, um Pure Malt Scotch não é análogo a um Single Malt. O Pure Malt Whisky tem a designação adicional de vatted, o que permite aos consumidores diferenciar com mais facilidade estes dois tipos de whisky.

 

Single Malt

Devido às suas características, este é um whiskey mais dispendioso do habitual. Ainda assim existem algumas diferenças quando comprado com o Pure Malt. Em suma, a principal diferença é que o Single Malt Scoth tem apenas um malte, resultante de uma única destilação no seu processo de produção. ao passo que o Pure Malt tem pelo menos quatro maltes. Este Scotch é também mais forte que o Pure Malt, apesar de ambos terem um preço bastante semelhante.

 

Grain Whisky

Este é o Scotch mais básico e a sua destilação é realizada apenas com recurso a grãos como o centeio, trigo ou milho. Este facto faz com que este whisky seja também o mais acessível e aquele cujo processo de produção é o mais difundido em todo o mundo.

 

Blended

Por ser o mais suave, e consequentemente mais aprazível a um maior número de consumidores, este é o Scotch mais consumido no mundo. Produzido com base numa combinação de grãos e single malts, este é um Scotch mais acessível e fácil de beber. Ao passo que o Pure e o Single Malt Scotch têm, no mínimo, um processo de envelhecimento entre os 15 e os 12 anos, o Blended Scotch tem um período de envelhecimento de 8 anos. Ainda assim, é de referir que existem tipos de Blended Scotch com períodos superiores de envelhecimento, podendo mesmo chegar aos 24 anos.

 

Qual é o tipo de Scotch que normalmente consomes?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Nenhum produto no carrinho.