Prepara-te para o novo Jane Walker

Jane Walker

No ano passado, Johnnie Walker lançou a versão feminina do seu whisky, nos Estados Unidos da América. O seu nome? Jane Walker.

Esta é uma edição limitada do blended whisky Black Label de 12 anos, que apresenta, no seu rótulo, uma mulher a caminhar, em vez do homem de cartola associado à marca.

jane walker whisky

A Diageo, proprietária da marca, decidiu lançar este novo produto, em março de 2018, com o objetivo de ampliar a sua gama de clientes, bem como a celebração das mulheres. Este movimento sugiu em concomitância com as associações comerciais do Reino Unido ao representar o código de conduta da indústria cervejeira para mitigar o sexismo no sector. Esta iniciativa incluiu também a eliminação de  imagens ofensivas nos clipes das máquinas e rótulos.

Segundo a Diageo, a sua marca “representa o progresso há quase 200 anos”. “A Johnnie Walker está orgulhosa de estar a dar este próximo passo ao apresentar Jane Walker como outro símbolo do compromisso da marca com o progresso”, acrescentam.

Mais de um século depois, a mudança de sua logomarca tem o objetivo de atrair mais clientes do sexo feminino. O objetivo é também eliminar o estereótipo de que o whisky é uma bebida exclusivamente masculina.

O lançamento, a 1 de março, foi estrategicamente planeado: uma semana antes do Dia Internacional da Mulher. A Diageo também doou, por cada garrafa Jane Walker vendida, US$ 1 para organizações de apoio a causas femininas.

O lançamento foi organizado também como uma repercussão às muitas acusações contra o produtor de cinema de Hollywood, Harvey Weinstein. Apoiando os direitos e a igualdade das mulheres, a marca focou-se também em movimentos como o “TimesUp”, contra o assédio sexual.

A presença da Jane Walker na Marcha das Mulheres de 2019

A 19 de janeiro de 2019, a Jane Walker juntou-se aos milhões que caminharam pela mudança em todo o mundo, na Marcha das Mulheres, em Washington, D.C. A marca estabeleceu uma compromisso ativo e contínuo com a promoção da igualdade de direitos e na luta contra o sexismo.

Jane Walker é agora um ícone que celebra as várias conquistas das mulheres em todo o mundo, compartilhando uma jornada rumo ao progresso na igualdade de género.

Se tens interesse em apoiar esta causa, faz o download do inspirador sinal de progresso da Jane Walker, da Johnnie Walker, aqui.

jane walker poster

Johnnie Walker

Fundada em 1820, a Johnie Walker é uma das marcas mais antigas da Diageo.

O dono de uma mercearia, John Walker, começou a destilar pequenas quantidades de diferentes bebidas espirituosas, incluindo whisky. Mais tarde, o seu whisky tornou-se um verdadeiro best-seller, comercializando-os por encomenda. John Walker misturava os whiskies de acordo com as necessidades e desejos dos seus clientes, pois ainda não tinha marca própria. Com o aumento da sua produção, decidiu começar a rotular as suas garrafas com seu nome e passou a vender os whiskies com a denominação “Walker’s Kilmarnock Whisky”.

Ainda assim, a popularidade da marca só veio a atingir os níveis que hoje conhecemos após a sua morte, em 1857, sob a direção do seu filho e neto.

Em 1860, Alexander Walker (filho de John Walker) introduziu a icónica garrafa quadrada. Esta opção não foi uma decisão puramente estética – esta forma permitia colocar mais garrafas no mesmo espaço, com menos quebras. Outra característica identificadora da garrafa é o rótulo. Também introduzido em 1860, tornou-se um símbolo inconfundível da marca desde então. O ângulo e o tamanho do logo, foram estrategicamente planeados. É possível identificar a marca à distância, o que faz com que mais clientes associem a marca e adquiram as garrafas com mais facilidade.

Hoje em dia, a marca é conhecida em todo o mundo. Com uma forte posição no mercado de whisky, a Johnnie Walker está pronta para lutar por causas nobres e para enfrentar um novo mercado – mulheres consumidoras de whisky. A mentalidade está a mudar e é importante estabelecer a percepção da marca de acordo com sua missão:

“Ser o consultor de maior confiança dos nossos clientes, esforçando-nos constantemente para superar as suas expectativas. Estes objetivos são alcançados através da combinação da nossa experiência, especialização e liderança com a mentalidade da integridade, objetividade, bem como com os nossos recursos e capacidades em constante expansão.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nenhum produto no carrinho.