Mitos do Whisky Revelados – Parte 3
Neste terceiro artigo sobre os mitos do whisky, vamos descobrir algumas verdades ou mentiras interessantes e muitas vezes desconhecidas acerca do mundo do whisky. É inacreditável como este maravilhoso espÃrito tem uma variedade de personalidades diferentes dependendo dea sua origem, quem produz e os procedimentos utilizados. Mesmo a mais pequena das alterações pode dar ao whisky alguns sabores e aromas novos e extraordinários que vão surpreender-te. Quer optes por bebê-lo puro, com gelo ou num cocktail, vais sempre encontrar neste bebida algo de único e especial.
Vamos então descobrir alguns mitos e curiosidades do universo do whisky.
Apenas os homens bebem whisky
Quando falamos em whisky, algumas pessoas imaginam um clube privado de homens, com um forte cheiro a charutos e bancos de couro onde só os mais velhos vão. Um lugar onde eles reúnem para discutir assuntos como polÃtica, mulheres ou até mesmo sobre a vida. Esse conceito não poderia estar mais errado e a realidade está bem longe disso.
Existem muitas variedades de perfis de sabor, aromas e sabores que tornam o whisky atrativo tanto para homens como para mulheres. Algumas variedades dão uma sensação de doçura, aromas frutados, notas de baunilha ou até café e anis. Influenciado pelos barris, ingredientes, clima e até mesmo o perÃodo de envelhecimento, cada whisky é único e diferente.
As diferentes formas de beber whisky também agradam a uma enorme variedade de géneros ou grupos de envelhecimento, tornando este espÃrito único e diversificado.
Se é mais caro, é melhor
A maioria dos consumidores ficarão felizes em saber que isto não é necessariamente verdade. Um whisky mais velho será mais caro do que um whisky mais novo, e a razão para isso deve-se ao tempo prolongado no barril. Isto não significa necessariamente que gostes mais destes whiskies, até porque os seus aromas e sabores podem não corresponder ao teu paladar.
Algumas marcas muito populares também terão um preço diferente dos pequenos fabricantes de whisky. Um pouco de pesquisa ou provares diferentes whiskies vai permitir que compreendas melhor qual deles se adequa melhor ao teu paladar. Conheceres os aromas e sabores dos whiskies vai fazer de ti um melhor conhecedor do teu tipo de whisky.
Nos nossos artigos, damos-te informações sobre diferentes marcas, blends e regiões, o que te vai permitir construires um guia sobre as variedades que podes encontrar no mercado e que melhor poderão ir ao encontro das tuas preferências.
Nunca se deve adicionar água ao whisky
Isto não é inteiramente verdade. Apesar de recomendarmos a adição de água em whiskies de barril único, isso deve ser feito de forma moderada.
A adição de água ajuda a libertar mais componentes aromáticos no whisky, uma vez que o álcool se torna mais suave. Isto ajuda a descobrir alguns dos seus sabores ocultos. Se adicionares muita água, esses aromas e sabores podem ficar demasiado diluÃdos e, assim, perder a sua essência.
Esta é claramente uma preferência pessoal e só deve ser feita se desejares descobrir alguns outros sabores ocultos e interessantes.