Irish Whiskey – As características e Produção

barris de irish whiskey

Sobre o Irish Whiskey

Quando se fala em whisky, a primeira região do mundo em que se pensa costuma ser a Escócia. Contudo, a Irlanda também é casa de algumas das mais importantes destilarias de whiskey.

Atualmente, o Irish whiskey é tão conhecido e apreciado como um Scotch. Basta pensar-se em marcas como Jameson e Bushmills, entre muitas outras, para que se perceba que a Irlanda é igualmente um gigante na produção de whiskey.

Continue a ler para saber mais sobre o whisky irlandês!

 

A produção do Irish Whiskey?

Quem não for um grande conhecedor da produção de whiskey pode ser levado a pensar que existem diferenças substanciais entre um whisky Escocês ou um whiskey Irlandês. Na verdade, quanto aos métodos produção de um e outro, as diferenças praticamente não se notam. O que os distingue não é a metodologia nem os materiais, são as características da região.

Começando pelos cereais, o Irish whiskey é feito a partir de malte de cevada em 50%, sendo que os restantes 50% de cevada, trigo e centeio. Assim, a grande diferença entre um Scotch e um Irish é que este último é submetido a um processo de tripla destilação, o que aumente a percentagem de álcool.

Além destas características, existem outras normas obrigatórias que uma bebida espirituosa tem de ter para poder chamada de Irish whiskey:

  • Destilação e envelhecimento do whiskey têm de ter lugar na Irlanda;
  • Envelhecimento mínimo de 3 anos em casca de carvalho;
  • Mínimo de 40% de volume de álcool.

 

As maiores destilarias de Irish Whiskey:

  • Cooley;
  • Midleton;
  • Bushmills.

 

Experimente e descubra as diferenças entre um whisky escocês e um whisky irlandês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nenhum produto no carrinho.