Curiosidades sobre whisky

curiosidades sobre whisky

Curiosidades sobre whisky

O whisky é, atualmente, uma das bebidas mais populares e apreciadas no mundo. A sua universal popularidade tem contribuído para a construção de várias histórias e curiosidades em seu torno.

 

10 Curiosidades sobre whisky

 

1 –  Neste preciso momento existem cerca de 20 milhões de barris de Scotch em processo de envelhecimento em destilarias Escocesas.

Devido à necessidade de que esta bebida seja sujeita a um processo de envelhecimento de vários anos – décadas, até – para que possa ser considerada um verdadeiro Scotch, existe um enorme número de barris permanentemente atestados em toda a Escócia.

 

2– Não se sabe ao certo quando se iniciou o processo de produção de Scotch.

Embora os primeiros registos que mencionam a produção de Scotch datarem do século XV, ainda não se conhece a data exata da sua génese.

 

3 – O whisky Scotch whisky é o tipo de whisky mais vendido no mundo.

O Scotch vende 3 vezes mais do que o segundo whiskey mais vendido.

 

4 – No Reino Unido, existem mais de 40.000 empregos, direta e indiretamente relacionados com a indústria do Whisky.

A indústria em torno do whisky é, de facto, colossal, e tem um enorme impacto e relevância na economia, principalmente da Escócia e Irlanda.

 

5 – Na China, o Scotch é consumido com chá verde gelado.

Ou no Recife, Brasil, onde algumas pessoas o consomem com água de coco, na praia. Já em Espanha e Portugal, existem vários apreciadores de Scotch misturado com Coca-Cola. Existem várias formas de beber scotch que diferem de acordo com a cultura geográfica ou preferência dos seus consumidores. O mais importante é que seja uma experiência agradável – independentemente da forma como escolhas bebê-lo.

 

6 – França é o maior importador de Scotch.

De acordo com a Associação de Scotch Whisky, os franceses consomem mais Scotch numa semana, do que cognac durante um ano inteiro. Ainda assim, apesar de a França ser o país que mais importa, a Grécia é campeã no que diz respeito à maior maior quantidade consumida por pessoa.

 

7 – A morte de Dylan Thomas, o famoso poeta galês, foi durante muitos anos justificada pelo consumo excessivo de Scotch.

Na verdade, Dylan Thomas já havia confessado a um amigo que tinha chegado a beber 18 whiskies em apenas uma noite – o que é realmente uma quantidade excessiva. Acabou por falecer em 1953, aos 39 anos, com vários diagnósticos: pneumonia, problemas no fígado e edema cerebral. Os médicos optaram por tratar o seu problema de alcoolismo, descurando o tratamento para a pneumonia que, sabe-se hoje, foi o derradeiro motivo para a sua morte.

 

8 –  Enquanto ex-colónia britânica, a Nova Zelandia foi, em tempos, um enorme produtor de whisky.

A região de Willowbank era a área produtora de whiskey por excelência, responsável pela criação  de um famoso  single malt denominado Lammerlaw. No entanto, a destilaria que o produzia acabou por encerrar em 1997.

 

9 – Entre as celebridades conhecidas por terem sido grandes apreciadores de whisky podemos encontrar os distintos Clark Gable, a Rainha Elizabeth II, Mark Twain ou Winston Churchill.

 

10 – Quando adequadamente selado, um whisky pode manter-se em condições ótimas para consumo mais tempo do que a esperança média de vida de um ser humano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Nenhum produto no carrinho.