4 Tipos de Scotch Whisky
Dependendo das várias combinações de grãos e maltes, o Scotch Whisky pode ter vários tipos de sabores. Neste artigo poderá saber mais sobre os diferentes tipos de Scotch Whisky e as diferenças entre eles.
Pure Malt Scotch Whisky
O Pure Malt Scotch Whisky é uma bebida espirituosa produzida apenas a partir de malte de cevada. Este é um tipo de whisky mais puro, com sabor e personalidade mais intensos e, como tal, também mais caro.
Contrariamente ao que se possa pensar, um whisky escocês Pure Malt não é o mesmo que um Single Malt. Por ambos serem facilmente confundidos, o Pure Malt recebeu a denominação “Vatted”, para que ambos possam ser diferenciados facilmente.
Single Malt Scotch Whisky
Assim como acontece o Pure Malt, o Single Malt é um dos tipos de Scotch Whisky que tem o custo mais elevado. Contudo, as razões que os levam a serem mais caros são distintas. A grande diferença entre ambos reside nos tipos de cereais que são utilizados. Enquanto que o Single Malt tem apenas um malte, independentemente de qual seja, o Pure Malt tem 4 maltes distintos. Isto faz com que o Single Malt seja mais forte, mas que o preço de ambos seja bastante semelhante.
Grain Scotch Whisky
Este é o tipo de Scotch whisky mais simples, que utiliza apenas cereais como centeio, trigo ou milho. Como tal, este também é o Scotch whisky de menor custo e com maior produção a nível mundial.
Blended Scotch Whisky
Sendo um whisky mais suave e com um grande número de apreciadores, este tipo de Scotch Whisky é o mais consumido mundialmente.
O Blended Scotch Whisky é produzido a partir de uma combinação de cereais e single malts, tornando-se uma bebida mais barata e fácil de degustar.
Enquanto outros whiskies escoceses, como os Pure e Single Malts, têm uma maturação média de 12 a 15 anos, um Blended Scotch Whisky pode envelhecer apenas durante 8 anos. Apesar disso, existem blends que envelhecem igualmente durante maiores períodos de tempo.